Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Incompanhia

A companhia dos (in’s) INcerto INcoerente INconstante

Incompanhia

A companhia dos (in’s) INcerto INcoerente INconstante

Sex | 17.08.18

Aretha Franklin

Delcy Reis

Um dos prazeres que tenho, e apesar de não ser atual, são os vinis.

E um dos vinis que mais aprecio ouvir é o de esta grande diva, o Greatest Hits de Aretha Franklin.

A musica, com que mais me identifico, e que aporta alguma energia, será certamente a Respect que, nos dias de hoje tanto valor tem e tão pouco é tido em consideração.

A música, originalmente escrita por Otis Redding, ganha uma energia distinta, pela sua voz, e ritmos que imprime.

Poderemos percorrer esse grande hino, Natural Woman, este sim de sua própria criação, e posteriormente com covers de grandes intérpretes.

Percorreu músicas, com o seu tom de voz incomparável desde Nessum Dorma, onde com a soul conseguiu dar uma cobertura diferente àquela que é uma música típica de tenor.

A Rose is still a Rose, com claras influências de Lauryn Hill, procurando atualizar-se com sons mais ritmados e jovens, aproximando-se de outras gerações.

Lutadora, pelas suas interpretações, pela igualdade de direitos no que à raça negra diz respeito.

Apesar do seu ambiente confortável, ser o soul e jazz, a intérprete sempre se expos a novos desafios, a estilos onde a sua voz, conseguia uma adaptação inigualável.

Invejo-a pela possibilidade libertadora, de exprimir de uma forma magnífica a sua vida, as suas emoções e com duplas que também marcaram, à sua medida os grandes anos 80.

Invejo-a por ter sido a primeira cantora do género feminino a conseguir entrar na Rock and Roll Fame. A ter conquistado esta diferenciação, que ainda nos dias de hoje sinto que existe.

56 de uma carreira cheia de sucessos e grandes marcos, quer na sua vida, quer na história mundial.

Hoje, acima de tudo espero que não tenham cansado de a ouvir, e que reflitam em cada uma das palavras das grandes músicas que nos trouxe.

Obrigado Franklin pelo legado que nos deixaste.