Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Incompanhia

A companhia dos (in’s) INcerto INcoerente INconstante

Incompanhia

A companhia dos (in’s) INcerto INcoerente INconstante

Amor & Diplomacia

12.01.19 | Delcy Reis

Tenho vindo a estudar bastante estas duas palavras, por uma questão de rigor, e também por uma questão de mais uma vez ajudar na estrutura emocional de cada um de nós.

Espero que, a vocês que me acompanham, eventualmente ajude.

A praticabilidade com que assumo a vida, pode por vezes levar a interpretações e juizos de valor que, de facto não são de todo os pretendidos.

A forma como temos de chegar às pessoas com quem trabalhamose vamos conhecendo, vai desde conhecermos as pessoas e aquilo que, naquele momento as pessoas podem de facto valorizar, ou erradamente, por acharmos que somos donos de toda a sabedoria, eventualmente rotularmos moralmente e socialmente o interlocutor, por eventualmente projectarmos no mesmo a fase em que nos encontramos.

E, portanto, procuro distinguir de forma clara do que se trata a palavra amor, e do que se trata diplomacia, e entendo também que eventualmente as duas palavras poderão ter alguma relação.

Diplomacia, é aquilo que sempre  iremos precisar, entre nações diferentes, com interesses económicos e sociais tão distintos, para sempre que haja um entendimento, pelo diálogo, pela tentativa e resiliência de conseguirmos chegar a um entendimento em que ambas as partes retirem, em termos de cedência o melhor partido da situação. Onde a ameaça, leva à cedência, e consequentemente o compromisso permitirão um entendimento entre as partes.

Amor, pela sua definição poderá ser aplicado em diferentes dimensões, e aqui partiremos naturalmente para uma esfera mais filosófica, do que propriamente política e que tantas  vezes só leva a complicar do que simplificar. 

E, nesta palavra acabo por estar de acordo com Eric Fromm, o amor não é o sentimento imediato, mas a coerência de comportamento, uma sensação de liberdade acompanhada.

E a diplomacia é conquistada, com muito balanceamento emocional, em diferentes dimensões, que cada um de nós vai reconhecendo que efectivamente me balanceiam.

Eu, conheço as minhas, e vocês? Partilhem, para poder escrever sobre cada uma delas.

Bom fim de semana, 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.